Oceano Atlântico irá desaparecer em breve?
2013/06/24
Segundo alguns estudiosos, o Oceano Atlântico está rapidamente "envelhecimento" e em breve poderá desaparecer da face da Terra. Uma equipe de pesquisadores da Austrália encontrados no fundo do oceano rapidamente formaram uma zona de subducção.Normalmente, eles são um sinal de "envelhecimento". Os cientistas não excluem a possibilidade de que sua educação muito tem sido atribuída a "morte" do Mediterrâneo.
Para muitos de nós os oceanos são símbolos de eternidade e imutabilidade, mas na verdade não é.Mesmo os maiores corpos de água em nosso planeta não duram para sempre - eles aparecem, crescem, envelhecem e desaparecem. Tomemos, por Tethys Oceano, que existiu entre os continentes antigos da Laurásia e Gondwana durante o Paleozóico eo Mesozóico (320-66500000 anos atrás). O que resta agora desta bacia hidrográfica poderoso? Apenas alguns pequenos mares - o Mediterrâneo, Negro, Cáspio e modesto Golfo Pérsico ...
Normalmente novos oceanos nascem quando os continentes se separam e derramou as falhas de magma quente, que endurece e se transforma em crosta oceânica. Assim, nasceu o Oceano Atlântico, na era Mesozóica, quando o supercontinente Pangaea dividida em Norte e Sul da Gondwana continente - Laurásia.Por outro lado, os antigos oceanos estão morrendo no momento em que os continentes colidem, a crosta oceânica e sua pressão afunda de volta para o manto. Assim desapareceram os Tethys acima - a África ea Índia estiveram perto de Eurasia, não está deixando o lugar da bacia de água antes de separar esses continentes.
Como você pode ver, mesmo os oceanos estão sujeitas à passagem do tempo. Alguns deles estão envelhecendo muito mais rápido do que os cientistas assumem. Recentemente, um cientista australiano Juan Duarte, da Universidade de Monash e seus colegas descobriram que o Oceano Atlântico para viver, não tanto por um longo tempo. Isto parece um pouco surpreendente - afinal de contas, de acordo com a visão convencional, este corpo de água é bastante jovem. Evidência disso é que pela parte inferior das zonas de subducção - trechos lineares ao longo kotoroh está mergulhando alguns blocos da crosta terrestre sob a outra. Foi lá que a velha crosta entra no manto, dando lugar a um mais jovem, que sai do solo durante a divulgação - um processo que se expressa em um blocos impulsivos e múltiplas além da litosfera da crosta oceânica e preenchendo o espaço liberado pelo magma gerado no manto.
Leia mais: Europa rasteja em África. Para quê?
O mais interessante é que a zona se espalhando no Oceano Atlântico estão disponíveis - este processo ocorre na Dorsal Meso-Atlântica, e muito ativo. Mas isso só fala sobre a juventude do oceano. Mas, no Pacífico, há muitas zonas de subducção, mas muito poucos lugares onde não está se espalhando - e é por isso que ele é considerado velho o suficiente. No entanto, como se viu, o Oceano Atlântico não tão jovem, uma vez nela, também, zona de subducção "raça".
Fonte: Jornal Pravda - Moscou - Rússia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário