terça-feira, 2 de julho de 2013

GÁS LACRIMOGÊNEO PODE DANIFICAR A VISTA

Gás lacrimogêneo pode danificar vista

2013/06/28
Gás lacrimogêneo pode danificar vista.  50458.jpeg
Investigação vindo do Brasil indica que a utilização de gás lacrimogéneo pode ser perigosa. Este artigo apresenta os fatos claros e sugerir algumas estratégias para os manifestantes de todo o mundo, a forma de reduzir os efeitos nocivos do gás nos olhos. A água fria é o melhor remédio logo após o contato.Conheça os riscos e como proteger seus olhos ..
As ações, distribuídos por 80 cidades do Brasil, cada um com diferentes reivindicações, pode deter os riscos para a visão de pedestres e transeuntes nas ruas, sejam eles os manifestantes ou não. Isso porque, de acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, é no olho que as complicações mais graves podem ocorrer após a exposição ao gás lacrimogéneo, a qual está a ser usado para conter as manifestações.

Composto por substâncias tóxicas, como clorobenzilideno ou cloroacetofenona dibenzoxazepina, gás lacrimogêneo causa irritação nos olhos, trato, pele e aparelho digestivo respiratória que normalmente dura uma hora ou mais, dependendo do tempo de exposição e os destaques de ventilação.
Superior contaminação
O médico explica que a reacção do olho quando entra em contacto com o gás é a defesa. Então, a sensação está queimando, lágrimas, ele fica vermelho e dilata a córnea tornando a visão borrada. "A reação natural das pessoas é levar as mãos aos olhos. Isso só piora o efeito que se espalha porque as substâncias na superfície e pode aumentar a penetração", alerta. Irritação nos olhos também podem piorar quando utilizar panos ligados à cabeça ou pintura facial. "Panos e tintas são impregnadas pelo gás que aumenta a evaporação de substâncias. Qualquer pessoa com conjuntivite, que é bastante comum nesta época do ano, e as pessoas com alergia devem ficar bem longe das manifestações".

"Não nos esqueçamos", ele comenta, "os 2 milhões de pessoas que usam lentes de contato. Este deve ser removido imediatamente porque o olho pode tornar-se contaminado e causar lesões na córnea."
 

Como se proteger
Queiroz Neto diz que para proteger os olhos deve-se usar óculos de sol, o ideal é fechado nas laterais. Em caso de contato com o gás de tirar os óculos, e lave-os com água. Ficar com os óculos contaminados agrava irritação nos olhos. Na opinião do médico, as lentes macias não devem ser reutilizados, mesmo após a limpeza. "Neste caso, eles devem ser descartados, pois eles podem sofrer alterações que possam comprometer a saúde da córnea", adverte. Para os usuários do fixedlenses ele recomenda o tratamento em um centro especializado antes de reutilizar.

Em caso de falha na proteção dos olhos, então a recomendação é lavar os olhos com água fria até que o desconforto desaparece eo olho não coçar. Nunca toque nos olhos com as mãos sujas. Aqueles que desejam participar das manifestações devem usar roupas apertadas para evitar o contato da pele com o gás, mas nunca retirar a roupa sobre a cabeça não toque na boca e os olhos com as roupas, diz ele.

As mulheres grávidas, as pessoas com alergia e asma deve ficar longe dos ativistas. Para estes grupos, as conseqüências de gás lacrimogêneo pode ser fatal, apesar de ser considerado uma arma, conclui o especialista.
Eutrópia Turazzi
LDC Comunicação
Versão em português, Pravda.Ru
Traduzido por Olga Santos

FONTE: JORNAL PRAVDA - MOSCOU - RÚSSIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário